terça-feira, 30 de setembro de 2014
Sob Nova Direção
Mas na verdade não tem nada a ver com isso, estou falando de uma nova direção proveniente não de homens, mas uma nova estratégia colocada por Deus.
A criação semanal de vídeos, mostrando um pouco de como mudar a sua semana, trazendo inspiração para você sair da rotina de sempre e buscar fazer coisas novas.
Esses vídeos serão colocados no meu canal do YOU TUBE para acompanhar de perto é só se inscrever no canal clicando aqui.
Além disso os vídeos serão colocados aqui no blog acompanhados da história e do contexto por trás dele. Sei que isso será benção de Deus para a sua vida!
Em breve chegaremos com novas notícias sobre isso...
texto base:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
O decreto 33 de Issacar
1- Prosperidade
2- Intercessão
3- Alinhamento divino
4- Capacidade de atribuir mudanças sazonais e imediatas no tempo
5- Consciência da unção
6- Compreensão da guerra e da mudança política
7- Posse do poder para abençoar
1- PROSPERIDADE – (Gn 33 – A prosperidade de Jacó quando encontrou-se com Esaú)
O povo da tribo de Issacar trabalharia por salário e ‘viveria muito confortável’.
2- INTERCESSÃO – (A intercessão de Jacó junto ao Senhor em Peniel para ter vitória no encontro com Esaú)
A capacidade de resistir entre dois fardos ou entre duas decisões e ‘escolher corretamente’ era uma qualidade dessa tribo.
3- ALINHAMENTO DIVINO – Dt 33.18-19
A tribo de Issacar se movia em casa e fora de sua geografia numa esfera de ‘autoridade’, de governo. Moisés quando profetizou disse que Zebulom faria o comércio e Issacar administraria em casa o que era negociado. Era o resultado das bênçãos advindas do decreto 33. (Is 66.12).
4- CAPACIDADE DE ATRIBUIR MUDANÇAS SAZONAIS E IMEDIATAS NO TEMPO – Sl 33.6-9
Os homens de Issacar sabiam como atribuir os períodos do sol e da lua (Os luzeiros que governavam o dia e a noite) e interpretavam tempos e estações. Isso fazia com que eles entendessem a Terra. A maioria do fértil vale de Jezreel estava no território de Issacar. Suas campinas eram adequadas para a criação de gado.
Eles conheciam a intercalação de meses e datas das festas solenes e podiam interpretar os sinais dos tempos.
Issacar estava destinado a permanecer e a ocupar Jezreel, o lugar que Jezabel e Acabe governaram.
Issacar governava pelo decreto 33.
5- CONSCIÊNCIA DA UNÇÃO – Sl 33.10
Issacar reconhecia quando era necessário libertar o povo da escravidão.
Quem recebe esta unção e se lembra do lugar em foi chamado a permanecer, verá a expulsão de toda a estrutura de Jezabel, que se levantou contra o Governo de Deus na nossa geração.
O perigo é o de perder o senso de tempo com andanças ou então nos tornarmos confortáveis na prosperidade deixando que Jezabel tome o nosso vale de destino.
6- COMPREENSÃO DA GUERRA E DA MUDANÇA POLÍTICA – Sl 33.12,16,17
Você encontra Issacar se movendo com Débora e Baraque na batalha.
Apesar de buscar conforto Issacar lutou contra Sísera.
Podemos liderar o povo a buscar compreensão das mudanças políticas e também ter fartura em meio a revolta e guerra ao nosso redor. Sl 33.21,22
7- POSSE DO PODER PARA ABENÇOAR – Is 33.24
Issacar era a tribo que sabia abençoar o que Deus estava abençoando.
Precisamos receber o decreto 33 e governar.
Issacar tinha como armadilha ficar no conforto e não guerrear.
Eles tendiam a se mover em ‘adoração ao sol e ao seu próprio discernimento’ em vez de se moverem pela profecia.
Mas essa tribo teve a habilidade de se mover e compreender os tempos e se posicionou no lugar certo e na hora certo.
Deus está levantando essa tribo novamente na terra que sabe governar debaixo do Decreto 33.
Fiel é Deus
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29. Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. 31. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
domingo, 28 de setembro de 2014
Jesus é cheio
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.
Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; 2. E foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. 3. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. 4. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. 7. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram- nas até em cima. 8. Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. 9. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo 10. e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11. Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Devemos aproveitar nossas oportunidades
No entanto, não sabeis o que acontecerá no dia de amanhã. O que é a vossa vida? Sois como uma névoa que aparece por pouco tempo e logo se dissipa.
subterrâneos e nas cisternas.7E alguns dos hebreus passaram o Jordão e foram para a terra de Gade e Gileade; mas Saul ficou ainda em Gilgal, e todo o exército o seguia tremendo.8Então ele esperou sete dias, de acordo com o que Samuel havia determinado; mas quando viu que Samuel não chegava a Gilgal, o exército deixou Saul e se dispersou.9Então Saul disse: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ele ofereceu o holocausto.10Mal havia acabado de oferecer o holocausto, Samuel chegou; e Saul foi até ele e o cumprimentou.11Então Samuel perguntou: Que fizeste? Saul respondeu: Vi que o exército estava me abandonando e se dispersando, e que tu não chegavas no tempo determinado, e que os filisteus já estavam reunidos em Micmás,12então eu disse: Agora os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu ainda não busquei o favor do SENHOR. Assim me senti pressionado e ofereci o holocausto.13Então Samuel disse a Saul: Agiste loucamente; não obedeceste ao mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou. O SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;14porém agora o teu reino não subsistirá; o SENHOR já encontrou para si um homem segundo o seu coração e já o destinou para ser príncipe sobre o seu povo, porque não obedeceste ao que o SENHOR te ordenou
Depois também chegaram as outras virgens e disseram: Senhor! Senhor! Abre-nos a porta.12Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.13Portanto, vigiai, pois não sabeis nem o dia nem a hora.
E foram para Jericó. Quando ele, seus discípulos e uma grande multidão saíam de Jericó, junto do caminho estava sentado um mendigo cego chamado Bartimeu, filho de Timeu.47Quando ouviu que era Jesus Nazareno, ele começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!49Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Coragem! Levanta-te, ele está te chamando!50Lançando de si a sua capa, levantou-se de um salto e dirigiu-se a Jesus.51E Jesus lhe perguntou: Que queres que te faça? O cego respondeu: Mestre, que eu volte a ver.52Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. Imediatamente ele recuperou a visão e foi seguindo Jesus pelo caminho.
Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, que vem do Espírito do Senhor.
O Relacionamento
Autor: Denian Celso Haas
Em tempos dificeis
As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus? Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar. Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Nós vivemos em fases, quando uma fase começa parece que tudo está evoluindo, tudo começa a dar certo.
Depois de começar uma fase, tudo que foi semeado nesse começo, se torna um pequeno ramo que vai crescendo cada vez mais.
Tudo o que foi semeado e está crescendo, vira frutos e estes chegam ao melhor momento daquela fase, tornando tudo incrível e perfeito.
É uma parte da fase em que o auge começa a cair e os frutos começam a ficar passados e decaindo.
A queda é inevitável, assim como qualquer outro momento de uma fase, mas é necessário cuidar para que a queda não seja maior que foi o crescimento e o auge.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Conectados para Conectar
Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Não se Apavore
Romanos 8:28
Romanos 8:31
Mateus 6:33
Ninguém poderia abrir o selo
Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Desfrute da Palavra
E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Se você tem dúvida, não faça!
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
" É correto um CRISTÃO vender bebida alcoólica no seu estabelecimento? "
Deus te dará a certeza das coisas que se deve fazer, não arrisque viver e agir longe da vontade de Deus. Pois isso talvez te traga repercussões negativas.
domingo, 21 de setembro de 2014
Gerações Conectadas
O que define a vitória é:
No contexto espiritual a corrida se refere a chegar antes.
É fazer um trabalho com segurança, para marcar essa geração, se refere a um trabalho que não é frágil.
Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará os teus atos poderosos.
Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai. para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
B) Samuel - Eli
Abre a tua boca a favor do mudo, a favor do direito de todos os desamparados.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Os Espíritos Ministradores
Hebreus: 1. 6-14
E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
A Bíblia nos fala da nossa salvação e justificação por meio de Jesus Cristo, mas também nos fala de Espíritos Ministradores.
Hebreus: 2. 1-2
Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição,
Os Espíritos Ministradores nos ajuda a permanecer no caminho, sendo perseverantes e atentos a Palavra de Deus.
Com toda certeza, a cada dia mais, o amor se esfria e Deus nas pessoas também se esfria. Pois Deus é amor.
Sozinho nós não conseguimos continuar firmes, mas o Espírito Santo e os anjos batalham e lutam para que a nossa vida seja agradável ao reino de Deus
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Mas o Mundo Passa
Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
O Perdão segundo o coração de Deus
Isaías 43:25
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e não me lembro dos teus pecados.
É ele quem perdoa todas as tuas iniquidade , quem sara todas as tuas enfermidades,
Mas, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não seria graça.
As Estrelas e os Candeeiros
Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Cada candelabro representa uma igreja.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
domingo, 14 de setembro de 2014
Lugares para serem passados
1 Reis 19:15-16
1 Reis 19:19-21
2 Reis 2:1
Josué 5:9
Romanos 8:14
Josué 5:12
2 Reis 2:2
Gilgal é o começo do novo nascimento, mas não podemos apenas nascer denovo e continuar lá.
Devemos avançar.
2 Reis 2:4
Gênesis 28:16,19
Betel é o lugar onde Eliseu precisou passar para forjar o seu caráter, como profeta.
2 Reis 2:4
É o lugar em que a nossa alma deve cair.
2 Reis 2:6
2 Reis 2:9
Qual a Sua Maior Necessidade Hoje?
Achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
sábado, 13 de setembro de 2014
Qual a sua Identidade?
Mas o que é isso?
O que faz que uma coisa seja da mesma natureza que outra.
Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa (nome, idade, sexo, estado civil, filiação etc) verificar a identidade de alguém.
Identidade pessoal.
Portanto, a identidade é pessoal, só pertence a um dono, não importando se ele é casado, solteiro, separado ou até se é rico ou pobre, sua identidade é pessoal, por mais que seja feita no mesmo processo que as outras... cada uma é diferente.
Tem pessoas que colocam sua identidade como:
o seu time de futebol, dizendo ser fanático, fazendo tatuagens e vestindo a camisa
Outros usam a identidade de estudante, dizendo ser muito dedicado aos estudos e priorizando o conhecimento
Alguns põe em uso a sua identidade do que faz, fez ou pensa em fazer, sendo conhecido como "médico", "bagunceiro", "engraçadão", ou "tímido"
Por fim há pessoas que colocam sua identidade abaixo da identidade de alguém como "namorada de Fulano"
Para Deus não importa o que você faz, não importa que time você torce, não importa se você é namorada(o) de alguém... A sua identidade com Deus é individual e a sua identidade em Deus é filha(o) de Deus o que te faz da mesma natureza que Ele...
Jesus te ama muito, para que você não se esconda atrás de um time, ou de uma atividade ou até atrás de um relacionamento
Quanto ao que não é da vontade de Deus, Ele orienta:
"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim."
Mateus 10:37
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
O que te diferencia?
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
A Incredulidade
A Verdadeira Libertação
Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
Davi dirigiu ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul, dizendo: O Senhor é o meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador. É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. Ao Senhor invocarei, pois é digno de louvor; assim serei salvo dos meus inimigos.
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invoco o Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.