Páginas

Translate

domingo, 20 de julho de 2014

Cuidado com o que pode te corromper


Tiago 3:16
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

"Quer O reconheçamos ou não, somos servos, supridos por Deus com talentos e instalações e colocados no mundo para realizar uma obra iniciada por Ele."


1. INVEJA E OUTROS PECADOS PARECIDOS

a. Explicando a origem do orgulho, inveja, ambição e suas consequências:
(Isaías 14:12-15)
Nota: "Foi o orgulho e a ambição que levou Lúcifer a queixar-se do governo de Deus e buscar a derrubada da ordem que havia sido estabelecida no céu. Desde sua queda tem sido seu objetivo infundir o mesmo espírito de inveja e descontentamento, a mesma ambição de posição e honra, nas mentes dos homens. "

b. Descrevendo a mente carnal como sendo um caminho para a segunda morte:
(I Coríntios 3:3; Romanos 8:6,7)
Nota: "Se você abrir seu coração para a inveja e sentimentos ruins, o Espírito Santo não poderá habitar em você. Busque a plenitude que há em Cristo."

c. Como a inveja afeta sua personalidade e bem-estar?
(Jó 5:2; Provérbios 14:30; 27:4)
Nota: "O invejoso espalha veneno aonde quer que vá, alienando amigos e despertando o ódio e a rebelião contra Deus e o homem. Ele procura ser o melhor e o maior em tudo, não por se colocar diante de abnegados esforços para alcançar a meta de Excelência em si mesmo, mas por estar diminuindo o mérito devido, aos esforços dos outros.”


2. A COBIÇA

a. Em que sentido a cobiça viola os mandamentos de Deus? 
(Êxodo 20:17)
O que aprendemos sobre o pecado de Acã ?
(Josué 7:20-26)
Nota: "O pecado mortal que levou Acã à ruína teve suas raízes na cobiça. De todos os pecados, a cobiça é um dos mais comuns e um dos mais levianamente considerados. A enormidade deste pecado e seus terríveis resultados, estão contados na história de Acã. A cobiça é um mal de desenvolvimento gradual. Acã alimentava a avidez ao ganho, até que se tornou um hábito, atando-o em grilhões quase impossíveis de quebrar. Enquanto alimentava este mal, ele se preenchia com pensamentos de acarretar desgraça à Israel; mas suas percepções se amorteceram pelo pecado, e quando a tentação veio, ele caiu como uma presa fácil. Não são ainda cometidos pecados semelhantes? Estamos tão diretamente proibidos de entrar na cobiça, assim como foi Acã, ao se apropriar dos despojos de Jericó. Nós somos advertidos: "Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6:24). "Acautelai-vos da avareza" (Lucas 12:15). Temos diante de nós a terrível condenação de Acã, de Judas, de Ananias e Safira . Antes de todos estes, temos a de Lúcifer, o "filho da alva", que cobiçando um estatus mais elevado, perdeu para sempre o brilho e a felicidade do céu. E, no entanto, apesar de todas estas advertências, ainda a cobiça abunda nele."

b. Qual deve ser o nosso relacionamento com aqueles que são controlados pelo espírito de cobiça?
(Efésios 5:5 Coríntios 5:11)
c. As pessoas avarentas devem ser mantidas fora do reino de Deus?
(I Coríntios 6:10)


2. A GANÂNCIA

a . Quando a inveja e a cobiça enraízam no coração, o que acontece?
(Jó 5:2, 4, 5)
Nota: "As Escrituras descrevem a condição do mundo, pouco antes da segunda vinda de Cristo. Nas visões do apóstolo Tiago a ganância e a opressão prevaleciam. Ele diz: “Vá agora, vós, homens ricos”! Vós que entesourastes para os últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído por fraude, clama, e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Tendes condenado e matado o justo; e ele não vos resistiu." (Tiago 5:1-6) Este é um retrato do que existe hoje. Por toda espécie de opressão e extorsão, os homens estão acumulando fortunas colossais, enquanto os gritos de fome da humanidade estão chegando diante de Deus. "

b. O que muitas vezes acontece quando a riqueza é retida de forma egoísta por seus proprietários gananciosos?
(Eclesiastes 5:13)

c. Como as pessoas perversas revelam o que está em seus corações e mentes?
(Salmos 10:3)
Nota: "Os homens estão cegos diante do maravilhoso progresso, mas aos olhos da Onisciência de Deus são reveladas as culpas de suas depravações. Os observadores celestiais veem a terra cheia de violência e crime. A riqueza que é obtida através de todo o tipo de roubo, não é um tipo exclusivo de usurpação aos homens somente, mas usurpam também a Deus. Os homens estão usando seus meios para satisfazer o seu egoísmo. Tudo o que eles podem fazer para ministrar a sua ganância é feito. A avareza e a sensualidade prevalecem. Homens valorizam os atributos do primeiro grande enganador. Eles o aceitaram como Deus e tornaram-se imbuídos de seu espírito."

4. O ORGULHO

a. O conceito de orgulho é altamente valorizado no mundo.
Como a Bíblia descreve o orgulho?
(Provérbios 16:5)
b. O que o Senhor fará com o orgulhoso?
(Provérbios 15:25; 16:18,19; Lucas 18:14)
Descreva o que o servo do Senhor viu sobre o resultado do orgulho.
Nota: "Vi que Deus odeia o orgulho e que todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha e o dia que vem os abrasará"

c . Ao invés de orgulho, o que é visto na vida do servo cristão?
(Tiago 4:6)
Nota: "Todos os que estudam a vida de Cristo e praticam seus ensinamentos devem ser como Cristo. Sua influência deve ser como a Sua influência. Eles revelam solidez de caráter. Estão firmados na fé e não serão vencidos pelo diabo por causa da vaidade e do orgulho. Eles procuram trilhar o caminho da obediência e da humildade, procuram fazer a vontade de Deus. Sua pessoa exerce uma influência que conta para o avanço da causa de Deus e da pureza saudável de Sua obra. Nessas almas completamente convertidas do mundo, tem um testemunho do poder Santificador da verdade sobre o caráter humano. Através deles, Cristo dá a conhecer ao mundo o Seu caráter e vontade. Na vida dos filhos de Deus é revelada a bem-aventurança de servir ao Senhor. O oposto é visto em quem não guarda os Seus mandamentos. A linha de demarcação é distinta. Todos os que obedecem aos mandamentos de Deus são guardados pelo Seu grande poder, em meio a influência corruptível dos transgressores de Sua lei. Desde o mais humilde até ao mais poderoso, eles são guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação. "

5. O AMOR AO DINHEIRO

a. O que o amor ao dinheiro irá lhe trazer?
(I Timóteo 6:10; Eclesiastes 5:10)
Nota: "A Bíblia não condena ninguém por ser rico se ele tiver adquirido suas riquezas honestamente. Não o dinheiro, mas o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal. É Deus quem dá aos homens poder para obter riqueza; e, nas mãos daquele que age como servo de Deus, empregando seus meios desinteressadamente, a riqueza é uma bênção, tanto para seu possuidor quanto para o mundo. Mas muitos, absortos em seus interesses nos tesouros mundanos, tornam-se insensíveis aos propósitos de Deus e às necessidades de seus semelhantes. Consideram sua riqueza como um meio de glorificar a si mesmos. Enchem suas casas com luxos, enquanto ao seu redor existem seres humanos em miséria e crime, na doença e morte. Aqueles que assim, dão suas vidas para servir a si mesmos, estão destituídos dos atributos de Deus, mas servindo ao iníquo. "

b. Qual é a prioridade na vida de cada servo fiel?
(I Coríntios 2:2; Mateus 6:33; Lucas 9:25)
Nota: "Quando o pecador alcança a cruz e olha para Aquele que morreu para salvá-lo, pode se alegrar com plenitude, pois seus pecados estão perdoados. Ajoelhado ao pé da cruz, ele alcançou o lugar mais alto que o homem pode alcançar."

PERGUNTAS DE REVISÃO PESSOAIS

1. Como a inveja pode trazer o mal na sua relação com Deus?

2. Que tipo de associação você deve ter com as pessoas que não seguem os princípios de um servo cristão?
3. Qual o resultado de uma vida gananciosa?
4. Como deve ser o funcionamento de suas finanças?
5. Explique o perigo de tornar-se preocupado demais com os bens materiais.